terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dia Nacional de Missões - 11 de Setembro de 2011


 
1.  EVANGÉLICOS EM 1780
Despertando o Interesse: Quais partes do mundo vocês acham que tinham a maior concentração de evangélicos há 200 anos atrás?
Destaques: As áreas em amarelo representam as regiões com pelo menos 1% de evangélicos e as áreas em vermelho menos de 1% . 
Você não acha pouco?  Observe que na região do mundo onde o cristianismo surgiu (Oriente Médio), há 200 anos atrás já não existia mais presença evangélica.  E na América Latina?  Tinha-se o conhecimento de apenas um pequeno grupo de evangélicos, fruto do trabalho dos morávios.
Aplicação: Como você percebeu, as áreas onde o evangelho era muito forte (Norte da África, Oriente Médio, etc.) perderam sua vitalidade.  Portanto, em nossas vidas também deve haver uma renovação de espírito senão, assim como eles, poderemos perder nossa vitalidade.
 
2.  EVANGÉLICOS EM 1980
Despertando o Interesse: Vimos que podem haver mudanças para pior. No entanto, nos últimos 200 anos Deus tem feito coisas surpreendentes.  Vamos ver ...
Destaques: Pulemos para o ano de 1980.  Vejam só que diferença!
Um pouco mais da metade do mundo já possui pelo menos alguma presença evangélica.  As regiões que mais se modificaram foram: Austrália, África (sul do Saara), a faixa que vai da Ásia até a Europa e as Américas.
Aplicação: Deus está vivo!  O Deus que pode modificar o mundo desta forma, também pode mudar a vida do índio na selva, do seu vizinho e até mesmo sua vida.
 
Gráfico – A Tarefa Inacabada – População Mundial
Podemos dividir os 6,2 bilhões de pessoas no mundo em 3 partes: mundos A, B e C.  O mundo “C”, que representa 33% do total de pessoas, contém aqueles que se consideram cristãos.  Ao mundo “B” pertencem aqueles que já ouviram o Evangelho mas o rejeitaram.  E o mundo “A” são aqueles que ainda não ouviram o Evangelho de forma compreensível, isto significa que hoje mais de um bilhão de pessoas nunca ouviram ou conseguiram entender a mensagem de Deus e Seu grande amor através de Jesus Cristo.
 
4. O PAQUISTÃO (Povos)
Despertando o Interesse: Duzentos anos atrás, as igrejas enviavam seus missionários pensando nos CONTINENTES (África, Índia, etc).  Há cinqüenta anos atrás em PAÍSES.  Recentemente descobriu-se a chave mestra para alcançar aqueles que ainda não ouviram o Evangelho: descobriram a diferença entre PAÍS e POVO.
Destaques: A maioria dos países do mundo contém grupos étnicos que nem falam a língua oficial do país.  Um exemplo é o Paquistão.
Cada cor representa um povo etnolingüístico de cultura, costumes e língua diferentes.  Alguns países possuem centenas de povos.  Por exemplo, a Índia e a Indonésia.
Aplicação: Entendendo que cada povo fala uma língua diferente, quantos missionários precisaríamos para alcançar o Paquistão?
Quando oramos por missões (como igreja ou individualmente) quantas de nossas orações focalizam povos específicos?  Qual a maior dificuldade em orar por povos e não apenas por países?
 
5. LÍNGUAS  INDÍGENAS  BRASILEIRAS
Despertando o Interesse: (Antes de mostrar) Muitos países do mundo possuem um grande número de povos dentro de seu território.  (Índia, Indonésia, Rússia)  O Brasil também possui muitos.  Cite o nome de um povo que vive no Brasil e não fala Português.  Será que o Tupi-Guarani é a única língua falada pelos índios?
Destaques: Cada ponto representa o centro geográfico de um grupo lingüístico diferente.
Há mais de 224 línguas indígenas faladas no Brasil.
Aplicação: O Brasil também precisa de missionários.  Antigamente deixamos os estrangeiros evangelizarem os índios.  Hoje os índios precisam da nossa ajuda.

 
6. A TRADUÇÃO DA BÍBLIA
Há uma má notícia: De todas as línguas do mundo, 60% não tem nenhuma parte da Bíblia traduzida.  Nenhum versículo.  Nem Jo 3:16.
Isso é verdade porque a Bíblia já foi traduzida para as grandes línguas do mundo.  O esforço enorme dos tradutores da Bíblia da Wiclife, Novas Tribos, e outros tem dado resultados super-positivos.  Para traduzir o Novo Testamento pode levar décadas.  Quem traduz a Bíblia investe sua vida.
Mas ainda falta muita língua pequena, ou seja, idiomas falados pelas  populações menores, para os quais nada da Bíblia foi traduzido ainda.
Um exemplo?  Que tal 130 exemplos ... as tribos indígenas brasileiras!!
--
Despertando o Interesse: Quantos sabem falar “bom dia” em outra língua?  (Escreva os idiomas na lousa).  Lembrando que existem aproximadamente 220 países no mundo, quantas línguas você acredita que são faladas?  Para quantas línguas Jo 3.16 já foi traduzida?
Destaques: Há aproximadamente 6900 línguas no mundo.
Qual porcentagem possui a Bíblia completa? (5%)
Qual porcentagem possui o Novo Testamento? (14%)
Qual porcentagem não possui nada ainda, inclusive Jo 3.16? (60%)
Aplicação: Demora-se em média de 15 a 20 anos para traduzir a Bíblia para uma língua.  Você estaria disposto a investir seu tempo neste trabalho?  E de orar por aqueles que já o fazem?
 
7.  TRÊS  BLOCOS  RELIGIOSOS E A JANELA 10/40
Despertando o Interesse: Peça para alguém do grupo explicar o que é a Janela 10-40.   Ou explique para eles: “A área no formato de uma janela entres os paralelos 10 e 40, onde o cristianismo até agora tem tido pouco impacto.”
Pergunte se alguém do grupo conhece algum missionário trabalhando em algum desses países da Janela 10-40.
Destaques: Israel, onde o evangelho começou, está bem no meio deste mapa, que poderia levar o título de “onde o evangelho não existe.”
O cristianismo tem ganho convertidos em grande número onde a religião local é a tribal.  (Como na África e as ilhas do Pacífico).  Mas não nas áreas onde a religião local se trata de uma religião mundial, como vemos no mapa.
Aplicação: Discutam as razões pelas quais existem poucos missionários trabalhando dentro da Janela 10-40.  O que torna as pessoas da Janela 10-40 tão resistentes ao evangelho?
8. O Avanço do Evangelho
Perguntas para Despertar o Interesse: 
1. Vocês sabem quantas tribos ao todo existem no Brasil? 258
2. Vocês sabem em quantas delas não existe um único missionário evangélico sequer? 92
3. O que significa "alcançado"?  As nossas tribos alcançadas nesse sentido (liderança autóctone) são somente: Wai-Wai; Hixkariana; Sataré-Mawé; Baniwa, Makuxi, Xavante, Terena, Tikuna.
Mostrando a Transparência:
Existem 133 tribos com algum trabalho em andamento.  Dessas 133 há algumas que acabaram de receber missionários (trabalho bem no início).  Outras com o trabalho bem adiantado.
Nota: Cinco anos atrás, apenas 90 tribos tinham um trabalho em andamento - crescimento significativo!!
Pergunta: Faltam 92 que não têm nenhuma presença evangélica.  Será que é muito?  É um grande número, mas pequeno se comparado com o número de igrejas evangélicas no Brasil (l88.500).  Então por que essas tribos ainda estão sem presença missionária?
Causas:
1) A Funai (há um movimento das Missões, se reunindo para entrar em cooperação)
2) Dificuldades do campo
3) Doenças
4) Falta de visão
5) Falta de informação
 
9. O DESAFIO DE HOJE
Despertando o Interesse: Você já conheceu alguém que tinha que encarar uma grande dificuldade ou desafio, mas foi à luta e ganhou?  Cite alguns exemplos Bíblicos de grandes desafios que Deus ajudou seu povo a vencer.  (Davi e Golias, Israel e Jericó, etc.)  Talvez o maior desafio que nós enfrentamos hoje é A Grande Comissão: “ide e fazei discípulos de todos os povos.” (Mt 28:19-20)
Destaques: 1/3 das pessoas do mundo (2 bilhões) se auto-denominam “cristãos” .  2/3 do mundo (quase 4 bilhões) não é cristão.  1/4 do mundo (1 bilhão e meio de pessoas) nunca ouviu o evangelho e nunca ouvirá a menos que alguém vá até eles para falar de Cristo.  Com quêm podemos contar para levar a sério a ordem de fazer discípulos de todos os povos?  Quantos dos cristãos são sérios, autênticos?
Aplicação: Com qual grupo você mais se identifica?  (Você faz parte de qual grupo?)
10.OS EVANGÉLICOS DO MUNDO
Despertando o Interesse: Coloque em ordem as seguintes regiões do mundo começando com aquelas que possuem mais evangélicos: Europa, Ásia, América do Norte, América Latina e África.
Destaques: A grande surpresa dos últimos 40 anos é o crescimento do evangelho no chamado Terceiro Mundo.  Hoje em dia a maioria dos evangélicos vive na Ásia, África ou América Latina.
Aplicação: O vento de Deus está soprando na América Latina, isso traz grande benção. Mas também traz grande responsabilidade.  O “IDE” está conosco!



 
Janela 10/40 e a Igreja Perseguida 

O que é a Janela 10/40 ?
JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.

Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.
Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10/40.
Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:
- O significado Bíblico e histórico
- O domínio do islamismo, do
hinduismo e do budismo
- A pobreza acentuada
- A diversidade de línguas e culturas
- A concentração de seitas diabólicas
Países que formam a Janela 10/40
ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES
Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.
ÁFRICA – 12 PAÍSES
Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.
ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.
EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.
EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.
Porque evangelizar os povos da Janela 10/40?
 
Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 total do planeta e representa 2/3 da população do mundo. São cerca de 3,2 bilhões de pessoas em 61 países.
- Porque ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduísmo.
- Porque de cada 10 pobres na terra, 8 estão nessa região.
- Porque dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão nessa área.
- Porque as maiores Capitais do mundo estão nessa região. 

Conclusão
A Igreja é perseguida em muitos destes países. Pastores, obreiros e muitos fiéis são mortos todos os dias defendendo e proclamando o nome de Jesus. A Igreja Perseguida é formada por todos os cristãos que vivem hoje em países onde a pregação do Evangelho de Jesus Cristo é proibida. Ela é formada por pessoas que todos os dias são vítimas de maus tratos e muitas vezes até morte. Esses nossos irmãos e irmãs têm sofrido agressões, ameaças, mortes, alguns são levados como prisioneiros e torturados por amor ao Senhor Jesus…Cabe a nós ajuda-los.
Como?
Contribuindo com as missões e, principalmente, ORANDO, INTERCEDENDO EM
ORAÇÃO. Nossos irmãos precisam de nossa ajuda!






 

 
Posted By: emaciel

Dia Nacional de Missões - 11 de Setembro de 2011

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow Us

About Us

Localizada na rua 11 nº439 Alvorada 3 - Setor (9)

Advertisment

SEJA BEM VINDO AO BLOG DA IGREJA ASSEMBLIEA DE DEUS TRADICIONAL, SITUADA NA RUA ONZE DO ALVORADA 3, ***-MANAUS/AM. NAVEGUE PELO NOSSO BLOG, TEMOS MUITO ENTRETENIMENTO PARA LHE OFERECER, ESTUDOS, NOTÍCIAS DE NOSSA IGREJA,ETC. SE PREFERIR MANDE-NOS UM E-MAIL *********** OU ESCREVA-NOS IGREJA ASSEMBEIA DE DEUS TRADICIONAL CEP ******** MANAUS AM MANDE-NOS SEU TESTEMUNHO, CONTE-NOS SUA HISTÓRIA DE FÉ. ESTAMOS AQUI PARA TE AJUDAR A VENCER EM NOME DE JESUS

Like Us

© Assembleia de Deus Tradicional - Alvorada 1 All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates