domingo, 12 de junho de 2011

Escola Dominical em Comemoração ao Centenário Manaus - Am


A História da Igreja Assembléia de Deus Tradicional

Já se passaram cem anos desde a chegada de Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil. Eram apenas dois jovens solteiros, desconheciam completamente o idioma português, nada sabiam de geografia brasileira, clima, alimentação e modo de viver da terra que eles adotariam como segunda pátria. Mas dentro deles havia a chama missionária e a convicção de que Deus os queria no Brasil.

Começaram em Belém/Pará, com muitas dificuldades, muitas lágrimas, muitas incompreensões, muitas adversidades e muitas orações. Sim! Eles oravam, oravam e oravam! E venceram pela oração!

Aprenderam o novo idioma pátrio, e embora Daniel Berg não tenha se tornado um expert na língua portuguesa, mas aprendeu o suficiente para pregar, ensinar e ganhar almas para Jesus. Já Gunnar Vingren se expressava muito bem. A geografia brasileira para eles tornou-se familiar pois descobriram a grande extensão da nova pátria e ao sentirem a grande necessidade de caminhar, viajar, percorrer cada pedaço do solo brasileiro levando as boas novas de salvação. Quanto ao clima, alimentação e modo de viver eles se adaptaram com facilidade.

De Belém a mensagem pentecostal se expandiu para outros rincões chegando a Manaus em 1917, através do irmão Severino Moreno de Araújo. Ele era um condutor de bonde, porém crente fiel, e ao chegar a nossa cidade começou a semear a santa semente da gloriosa Palavra de Deus.

Logo a semente germinou e foi necessária a vinda do Pastor Samuel Nystrom, para ensinar e cuidar daqueles novos irmãos. A Igreja foi organizada e no dia 1º de Janeiro de 1918, aquela pequena Igreja foi fundada e recebeu o nome de Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Com o passar do tempo muitos pastores a presidiram e Deus muito abençoou a Igreja em Manaus, de tal forma que ela, tal qual árvore frondosa, plantada junto às águas, germinou, cresceu, produziu frutos para a glória de Deus.

O adversário de nossas almas não dorme e no ano de 2000, a Igreja não somente em Manaus, mas em todo o Estado do Amazonas enfrentou e sofreu uma grande luta. Uma doutrina herética ou “nova visão” ocupou o lugar da doutrina exarada na Bíblia Sagrada e uma nova liturgia tomou lugar nos púlpitos da Igreja.

O Pastor Eli Carvalho foi um dos instrumentos que Deus usou, com esforço e dedicação, pois na Congregação, localizada no bairro de São Francisco, ele enfrentou seus irmãos de outrora, e abriu a Congregação para receber todos quantos queriam permanecer fiéis a Jesus. Foi ali naquela Congregação que Deus mostrou que os fiéis estavam certos em lutar e zelar pela Doutrina da Bíblia Sagrada.

Irmãos que amavam suas Congregações sofriam e choravam, mas não desanimaram apesar das perseguições e disciplinas. Pelo contrário, tomaram um novo ânimo e no dia 26 de agosto de 2000, reuniram-se no “ZEZÃO”, num culto grandioso, de choro, de clamor e de exultação. Ali, todos tomaram conhecimento da fidelidade à Bíblia Sagrada, de centenas e centenas de irmãos. Participaram daquele culto memorável, os Pastores Eli de Souza Carvalho e Edson Alves da Silva.

Os irmãos que não aceitaram essa “nova visão” deixaram seus lugares na Igreja, onde por tantos anos haviam servido e adorado a Deus, e juntos organizaram a fundaram a Igreja Evangélica Assembléia de Deus Tradicional no Amazonas, no dia 14 de outubro de 2000, tendo como seu presidente o Pastor Edson Alves da Silva, e vice presidente, o Pastor Eli Carvalho de Souza, em Manaus, e no interior do Estado, presidindo a CEADTAM – Convenção Estadual da Assembléia de Deus Tradicional no Amazonas, o Pastor Jessé Leandro da Silva.

Nossa 1ª sede foi no bairro de Cachoeirinha, Av. Costa e Silva, esquina com a Av. Borba. Foi nesse local que foi fundada a Assembléia de Deus Tradicional. Aí permanecemos até dezembro de 2003, pois a Igreja havia crescido e foi necessário buscar um outro lugar. Passamos a nos reunir na Av. Constantino Nery, onde permanecemos até janeiro de 2007. Então o Senhor Jesus nos deu um local próprio na Av. Duque de Caxias, 2085, bairro Praça 14 de Janeiro, onde brevemente vamos construir o nosso Templo Sede, para glória de Deus.

Dez anos são passados e ao olharmos para trás vemos o quanto o nosso amado Jesus nos abençoou!

Quanto à evangelização e missões, estamos presentes em 59 dos 62 municípios amazonenses, com 280 obreiros dedicados, empenhados na evangelização interiorana.  Também na Colômbia e Peru nos fazemos presentes, levando a bandeira içada no Calvário. Cooperamos ainda com a Missão Portas Abertas e Missão Visão Mundial. São milhares de crentes salvos em Manaus, servindo e adorando a Jesus em 208 templos, destes, 98 (noventa e oito) são próprios, servidos por 16 Pastores, 18 Evangelistas, centenas de Diáconos e Diaconisas, 208 Dirigentes, centenas de Auxiliares, centenas de Líderes de Departamentos e de Oração.

Quanto à Educação Religiosa, temos Escola Bíblica Dominical com classes para todas as faixas etárias, incluindo classes para discipulado, quatro Cursos Teológicos: IBADEP, IBAD, Missiologia e Co Validação em Bacharelado.

Deus tem nos abençoado ricamente por Sua infinita misericórdia!

“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade” – Sl 115.1
 Confira As Fotos:





















Posted By: emaciel

Escola Dominical em Comemoração ao Centenário Manaus - Am

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

Um comentário:

Follow Us

About Us

Localizada na rua 11 nº439 Alvorada 3 - Setor (9)

Advertisment

SEJA BEM VINDO AO BLOG DA IGREJA ASSEMBLIEA DE DEUS TRADICIONAL, SITUADA NA RUA ONZE DO ALVORADA 3, ***-MANAUS/AM. NAVEGUE PELO NOSSO BLOG, TEMOS MUITO ENTRETENIMENTO PARA LHE OFERECER, ESTUDOS, NOTÍCIAS DE NOSSA IGREJA,ETC. SE PREFERIR MANDE-NOS UM E-MAIL *********** OU ESCREVA-NOS IGREJA ASSEMBEIA DE DEUS TRADICIONAL CEP ******** MANAUS AM MANDE-NOS SEU TESTEMUNHO, CONTE-NOS SUA HISTÓRIA DE FÉ. ESTAMOS AQUI PARA TE AJUDAR A VENCER EM NOME DE JESUS

Like Us

© Assembleia de Deus Tradicional - Alvorada 1 All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates